segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

RELATO DA APLICAÇÃO DO PLANO DE AULA - APRENDENDO TABUADA DE FORMA DIVERTIDA

RELATO DA ATIVIDADE “APRENDENDO TABUADA DE FORMA DIVERTIDA”
Como professora apaixonada pela matemática, resolvi trabalhar com uma atividade que favorecesse meus alunos em sua aprendizagem em relação a essa matéria, considerada por muitos, a pior de todas.
Percebo que só ao ouvir a palavra “tabuada” muitos alunos já se sentem desencorajados a realizar a atividade, pelo medo de errar e pelo fato tradicional de ter que decorá-la.
Porém, acredito que ao criar formas de incentivo como uma pequena competição envolvendo tal assunto, há a possibilidade de estar propiciando um meio de tornar essa aprendizagem mais prazerosa e que facilitará muito a vida futura dos mesmos, sobretudo na aprendizagem da matemática e na solução de situações cotidianas.
Bom, vamos à atividade.
Preparei meus alunos antecipadamente avisando-os da atividade que iríamos realizar. A princípio, alguns se mostraram preocupados com o fato de ter que responder à questões que envolvessem o conhecimento da tabuada. Desta forma, preocupei-me em deixá-los tranquilos quanto à participação no jogo, explicando que teriam o tempo necessário para realizar a atividade e que todos deveriam respeitar-se quanto à forma de raciocínio.
Expliquei as regras, como deveriam agir, mostrei como o jogo funcionava e realizei o sorteio das equipes. Depois, alternadamente, fui realizando o sorteio de cada participante e seu adversário, como também a tabuada a que deveriam responder.
Durante toda a realização da atividade todos se mostraram completamente concentrados, como também obedientes às regras de não poder soprar, ou fazer qualquer coisa que atrapalhasse a participação do adversário. Ficavam ansiosos até chegar a sua vez e no momento da competição se sentiam desafiados a acertar o resultado correto.
Nem parecia que os mesmos alunos que não gostam de matemática estavam ali presentes, pois lhes parecia uma atividade prazerosa e que não os deixava constrangidos, pois todos tinham que participar e o desempenho da equipe dependia de cada um deles.
No final, quando todos já haviam participado e eu já tinha declarado a equipe vencedora, todos os alunos me surpreenderam com o pedido de uma revanche. Queriam realizar a atividade novamente para que pudessem demonstrar que já haviam aprendido mais.
E assim, realizamos a atividade novamente, onde os mesmos demonstraram o mesmo empenho e participação.
Acredito que a atividade foi um grande sucesso e que havendo outras possibilidades de realizá-la novamente, cada vez mais os alunos aprenderão a tabuada, pois os mesmos sabendo da competição e querendo melhorar seus resultados e tempos, vão se dedicar mais a aprender a multiplicação e tornarão sua forma de raciocínio mais rápida e correta.
Abaixo algumas fotos da atividade:







Um comentário:

  1. Parabéns Clara, você me surpreendeu com seu trabalho com as tecnologias a auxiliar o ensino de Matemática, Muito bom mesmo, e quando se fala em "competição" os alunos se sentem mais motivados ainda!!! Abraços! Tutora Rosemary

    ResponderExcluir