RELATO DA ATIVIDADE “APRENDENDO TABUADA DE FORMA DIVERTIDA”
Como professora apaixonada pela matemática, resolvi trabalhar com uma atividade que favorecesse meus alunos em sua aprendizagem em relação a essa matéria, considerada por muitos, a pior de todas.
Percebo que só ao ouvir a palavra “tabuada” muitos alunos já se sentem desencorajados a realizar a atividade, pelo medo de errar e pelo fato tradicional de ter que decorá-la.
Porém, acredito que ao criar formas de incentivo como uma pequena competição envolvendo tal assunto, há a possibilidade de estar propiciando um meio de tornar essa aprendizagem mais prazerosa e que facilitará muito a vida futura dos mesmos, sobretudo na aprendizagem da matemática e na solução de situações cotidianas.
Bom, vamos à atividade.
Preparei meus alunos antecipadamente avisando-os da atividade que iríamos realizar. A princípio, alguns se mostraram preocupados com o fato de ter que responder à questões que envolvessem o conhecimento da tabuada. Desta forma, preocupei-me em deixá-los tranquilos quanto à participação no jogo, explicando que teriam o tempo necessário para realizar a atividade e que todos deveriam respeitar-se quanto à forma de raciocínio.
Expliquei as regras, como deveriam agir, mostrei como o jogo funcionava e realizei o sorteio das equipes. Depois, alternadamente, fui realizando o sorteio de cada participante e seu adversário, como também a tabuada a que deveriam responder.
Durante toda a realização da atividade todos se mostraram completamente concentrados, como também obedientes às regras de não poder soprar, ou fazer qualquer coisa que atrapalhasse a participação do adversário. Ficavam ansiosos até chegar a sua vez e no momento da competição se sentiam desafiados a acertar o resultado correto.
Nem parecia que os mesmos alunos que não gostam de matemática estavam ali presentes, pois lhes parecia uma atividade prazerosa e que não os deixava constrangidos, pois todos tinham que participar e o desempenho da equipe dependia de cada um deles.
No final, quando todos já haviam participado e eu já tinha declarado a equipe vencedora, todos os alunos me surpreenderam com o pedido de uma revanche. Queriam realizar a atividade novamente para que pudessem demonstrar que já haviam aprendido mais.
E assim, realizamos a atividade novamente, onde os mesmos demonstraram o mesmo empenho e participação.
Acredito que a atividade foi um grande sucesso e que havendo outras possibilidades de realizá-la novamente, cada vez mais os alunos aprenderão a tabuada, pois os mesmos sabendo da competição e querendo melhorar seus resultados e tempos, vão se dedicar mais a aprender a multiplicação e tornarão sua forma de raciocínio mais rápida e correta.
Abaixo algumas fotos da atividade:




Parabéns Clara, você me surpreendeu com seu trabalho com as tecnologias a auxiliar o ensino de Matemática, Muito bom mesmo, e quando se fala em "competição" os alunos se sentem mais motivados ainda!!! Abraços! Tutora Rosemary
ResponderExcluir