APRENDENDO TABUADA DE FORMA DIVERTIDA
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
· Aprender de forma lúdica a tabuada;
· Raciocinar rapidamente;
· Exercitar o cálculo mental;
Duração das atividades
· 2 horas/ aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· Multiplicação;
· Tabuada;
Estratégias e recursos da aula
· Explicar aos alunos que os mesmos participarão de uma atividade de “competição matemática”;
· Distribuir os alunos em duas equipes e realizar um sorteio para definir a ordem de participação de cada integrante de cada equipe alternadamente;
· O (a) professor (a) será o “juiz” da competição, em que anotará os resultados de cada integrante da equipe;
· Sortear a ordem de cada tabuada a ser respondida;
· Com o Projetor Multimídia instalado, juntamente com o notebook e o jogo MULTIPLICATION GAME iniciar a competição;
· O primeiro participante sorteado deverá então responder a tabuada sorteada conforme a ordem em que aparecer no jogo, escolhendo entre uma das três alternativas que são apresentadas pelo próprio game, no menor tempo possível;
· Após a sua participação o aluno registra o seu nome e tempo no game; o professor também anota os dados para posteriormente fazer a contagem dos pontos;
· Vale lembrar que será participante (EQUIPE 01) x participante (EQUIPE 02) na mesma tabuada, vence quem responder corretamente no menor tempo e assim sucessivamente;
· O jogo termina quando os últimos dois participantes das duas equipes tiverem respondido;
· O (a) professor (a) contabiliza os pontos e anuncia a equipe vencedora;
· Durante a realização da atividade, poderá ser utilizada uma Câmera Fotográfica Digital para registrar todo o procedimento, e, posteriormente, as fotos podem ser expostas na escola e/ ou blogs educativos.
· Durante a realização da atividade, poderá ser utilizada uma Câmera Fotográfica Digital para registrar todo o procedimento, e, posteriormente, as fotos podem ser expostas na escola e/ ou blogs educativos.
Recursos Complementares
· Notebook
· Projetor Multimídia e Telão;
· Jogo Multiplication Game
· Máquina Fotográfica Digital (para registro da atividade)
Avaliação
· Os alunos serão avaliados conforme a sua participação durante a competição: deverão apresentar interesse, competitividade, raciocínio, lógica, buscar fazer o cálculo de maneira rápida e correta e respeitar os colegas de equipe e a forma de raciocínio de cada um;
· Devem compreender que conhecer a tabuada é uma forma de facilitar o cálculo nas operações, sobretudo a multiplicação e divisão.
· Devem compreender que tal conhecimento pode ajudá-los muito, inclusive em situações cotidianas em que o cálculo é muito importante;
· Através de jogos como este, os alunos podem perceber que a matemática não é “tão horrorosa” como grande parte dos estudantes acredita;
Direitos Autorais: Prof.ª Maria Clara Ercolin - Charqueada/SP - 2011
Plano de aula excelente....
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirGostei muito do plano de aula