segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PLANO DE AULA - APRENDENDO TABUADA DE FORMA DIVERTIDA

APRENDENDO TABUADA DE FORMA DIVERTIDA

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
·         Aprender de forma lúdica a tabuada;
·         Raciocinar rapidamente;
·         Exercitar o cálculo mental;

Duração das atividades
·         2 horas/ aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·         Multiplicação;
·         Tabuada;

Estratégias e recursos da aula
·         Explicar aos alunos que os mesmos participarão de uma atividade de “competição matemática”;
·         Distribuir os alunos em duas equipes e realizar um sorteio para definir a ordem de participação de cada integrante de cada equipe alternadamente;
·         O (a) professor (a) será o “juiz” da competição, em que anotará os resultados de cada integrante da equipe;
·         Sortear a ordem de cada tabuada a ser respondida;
·         Com o Projetor Multimídia instalado, juntamente com o notebook e o jogo MULTIPLICATION GAME iniciar a competição;
·         O primeiro participante sorteado deverá então responder a tabuada sorteada conforme a ordem em que aparecer no jogo, escolhendo entre uma das três alternativas que são apresentadas pelo próprio game, no menor tempo possível;
·         Após a sua participação o aluno registra o seu nome e tempo no game; o professor também anota os dados para posteriormente fazer a contagem dos pontos;
·         Vale lembrar que será participante (EQUIPE 01) x participante (EQUIPE 02) na mesma tabuada, vence quem responder corretamente no menor tempo e assim sucessivamente;
·         O jogo termina quando os últimos dois participantes das duas equipes tiverem respondido;
·         O (a) professor (a) contabiliza os pontos e anuncia a equipe vencedora;
·        Durante a realização da atividade, poderá ser utilizada uma Câmera Fotográfica Digital para registrar todo o procedimento, e, posteriormente, as fotos podem ser expostas na escola e/ ou blogs educativos.

Recursos Complementares
·         Notebook
·         Projetor Multimídia e Telão;
·         Jogo Multiplication Game
·      Máquina Fotográfica Digital (para registro da atividade)

Avaliação
·         Os alunos serão avaliados conforme a sua participação durante a competição: deverão apresentar interesse, competitividade, raciocínio, lógica, buscar fazer o cálculo de maneira rápida e correta e respeitar os colegas de equipe e a forma de raciocínio de cada um;
·         Devem compreender que conhecer a tabuada é uma forma de facilitar o cálculo nas operações, sobretudo a multiplicação e divisão.
·          Devem compreender que tal conhecimento pode ajudá-los muito, inclusive em situações cotidianas em que o cálculo é muito importante;
·         Através de jogos como este, os alunos podem perceber que a matemática não é “tão horrorosa” como grande parte dos estudantes acredita;



Direitos Autorais: Prof.ª Maria Clara Ercolin - Charqueada/SP - 2011


2 comentários: