quarta-feira, 9 de novembro de 2011

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Ser professor hoje em dia? É ser um multiprofissional...

Temos muitas vezes que desempenhar funções que não se remetem a nossa profissão, justamente pela desestruturação no sistema educacional, nos problemas familiares de nossos alunos, além de todos os desafios que nossa sociedade apresenta.

Quantas vezes nos deparamos com problemas que não pertencem a nossa função, porém temos que tentar encontrar soluções, pois os mesmos interferem no desenvolvimento de todo o nosso trabalho? Quem é professor sabe de toda a dificuldade que se tem de enfrentar para conseguir desempenhar bem o seu papel e cumprir com os verdadeiros objetivos da educação que foram deixados de lado.

Somente aqueles que se preparam, se dedicam, que assumem seu compromisso, que tem metas e que sejam determinados conseguem fazer tudo isso de maneira eficaz.

Por mais que se busque estar sempre atento às mudanças, se atualizar e estar se capacitando, ainda assim, os problemas continuarão persistindo. Isso porque muita coisa foge ao controle e os alunos apresentam-se cada vez mais dispersos, menos interessados, mais participativos, porém com menor qualidade. Cabe ao professor procurar desempenhar seu trabalho insistindo e tendo consciência de sua importância na sociedade, mostrando sua habilidade e desenvoltura para tentar suprir todas as falhas que apareçam em seu caminho.

Fácil não é... Mas é o dever que todos os que escolhem essa profissão; e como eu escolhi, devo superar todos os obstáculos que possam surgir, revertendo as situações e intervindo para que o objetivo que deixou de ser cumprido, passe de novo a fazer parte da realidade educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário