Em nossa pesquisa encontramos aproximadamente 465.000, o que em média representam 46.500 páginas. Esse elevado número significa o quanto esse assunto é discutido e o quanto já está presente em nossa realidade.
Sempre que se entra em contato com novos nomes que não estamos acostumados a utilizar, como hipertexto, temos a impressão de estar nos deparando com algo que foge ao nosso cotidiano. Porém, após termos descoberto o significado dessa palavra, percebemos que ela já faz parte de nossa realidade, pois o uso e a navegação em textos digitais, cheios de links, sons e imagens é algo muito comum a quem faz uso da internet.
Pesquisando na internet, também descobrimos que não é de hoje a utilização das tecnologias mais criativas e interessantes que podemos chamar de “nonas” do HIPERTEXTO em www.triplov.com/hipert/hipert.htm. No referido site, soubemos que ”em 1598 Agostino Ramelli apresentou máquinas engenhosas que exibiam livros abertos, em espécies de calhas que mudavam rapidamente de um tema ao outro. Em 1945 Vannevar Bush expõe em detalhes o Memex na revista Atlantic Monthly. Com a ajuda de engrenagens, mas também com motores, superfícies translúcidas, células fotoelétricas e microfilmes, Bush concebe um dispositivo que permitia ao leitor conectar documentos distintos”.
Hoje, qualquer um de nós navega na Internet, sentado confortavelmente, visitando milhares de trabalhos, com imagens e sons, só com um clic. Imagine a alegria de Ramelli e Bush nos dias de hoje?
O fato de poder entrar em várias páginas através de links sem que haja a necessidade de sair e/ou fechar a página em que se está navegando, facilita a pesquisa, além de reduzir o tempo e a trajetória ao se buscar novas informações. Pode ser um pouco confuso para quem ainda não se adaptou ao uso da internet, porém num período curto de prática, pode-se aprender e entender facilmente esses “atalhos” que estão disponíveis em praticamente todos os sites que são visitados.
Sabemos que quanto mais informações recebemos podemos aprender mais. O que acontece é que ao acessar sites que tragam muitas informações ao mesmo tempo, pode ocorrer a má interpretação se o mesmo não estiver bem organizado. Contudo, com todas as atualizações existentes e com o surgimento de novidades instantaneamente, os sites apresentam-se cada vez mais organizados e com qualidade.
Perante tal pesquisa pudemos conhecer mais sobre o assunto e adquirir novas informações sobre os textos digitais, além é claro, de observar a grande variedade de hipertextos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário