O Hipertexto é todo tipo de texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links (termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens) que têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob o processo das informações que estendem ou complementam o texto principal.
A necessidade do hipertexto se evidencia a partir do que diz Johndan Johnson-Eilola (1994, p. 197):
“escritores e leitores de hipertexto dependem de um esquema organizacional baseado no computador que lhes permita moverem-se, rápida e facilmente, de uma seção de texto (...) para outras seções relacionadas ao texto.”
Eis aí o porquê da importância dos links. É através deles que se torna possível essa movimentação rápida e fácil, que promove o acesso a diversas páginas que complementem as informações que estão sendo procuradas.
O hipertexto é uma ferramenta prática que visa facilitar o trabalho dos internautas.
Como se trata também de um recurso que vem sendo utilizado cada vez mais nas escolas, também se faz necessário conhecer o seu uso e adequá-lo, para que traga mais proveito no uso da tecnologia na educação.
Porém, é preciso tomar cuidado para que o seu uso não se torne o foco do ensino, pois a inclusão do computador e a escolha dos programas acarretará a introdução de determinados modelos de letramento e a exclusão de outros.
Leitura Complementar sobre Hipertexto do autor Luiz Antônio Marcuschi
Nenhum comentário:
Postar um comentário